16/08/2022
O prefeito Luís Fiorani, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Camila Dalócio, se reuniram no último dia 3 de agosto com o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, e a diretora do Departamento Regional de Saúde de Barretos (DRS-V), Rosimeire Aparecida Campanholi Felca, para discutir ações e estratégias de ampliação do Mutirão das Cirurgias do Estado de São Paulo. O encontro, que aconteceu em Barretos, contou com a presença de vários prefeitos, secretários municipais, prestadores de serviços da saúde, além de representantes do Codevar.
O governo de São Paulo está realizando um mutirão para zerar a fila de 7.231 cirurgias na região de Barretos. Para acabar com a demanda reprimida, haverá cirurgias extras na rede estadual, remuneração dobrada nos hospitais do SUS e a contratação de serviços privados. Esta iniciativa também irá beneficiar os pacientes do município de Vista Alegre do Alto.
Segundo o governo paulista, a estratégia com duração prevista para quatro meses contempla 54 cirurgias ofertadas no SUS em sete especialidades como do aparelho circulatório, visão, digestiva e abdominais, osteomolecular e geniturinário, das glândulas endócrinas e em nefrologia. Sem as ações do Mutirão, o Estado levaria cerca de dois anos para atender toda a demanda reprimida.