19/06/2007
Com os objetivos de combater o sedentarismo e conscientizar a população sobre os benefícios proporcionados pela prática de atividades físicas, a Prefeitura de Vista Alegre do Alto vai aderir ao Programa Agita SP. O evento que ainda não tem data definida deverá ocorrer no mês de agosto. O programa, pioneiro em todo o mundo, visa conscientizar a população de que com apenas 30 minutos diários de práticas esportivas se combate o sedentarismo e evita-se doenças como hipertensão arterial, obesidade, tabagismo, alcoolismo, dentre outras.
Representantes das Secretarias da Saúde e de Educação, Esporte, Cultura, Turismo e Lazer do município participaram de reunião preparatória, realizada na cidade de Barretos, no último dia 15. O treinamento regional foi organizado pela Secretaria de Estado da Saúde, através do Departamento Regional de Saúde de Barretos. Segundo a enfermeira Valéria Cristina Fíngoli, coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, o encontro serviu para divulgar aos municípios sob a jurisdição da Regional de Saúde os 10 anos do projeto Agita SP.
“Os palestrantes do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs) enfatizaram a importância da realização de atividade física voltada para a melhoria da qualidade de vida e, principalmente, os cuidados com o sistema cardiovascular e respiratório, além dos benefícios do abandono da prática de fumar”, explicou.
Participaram do treinamento a enfermeira Valéria Cristina Fíngoli; a agente comunitário de saúde, Priscila Gay de Biagi Favaron; o professor de Educação Física, Marcos Pierre Vitória; o estagiário Gustavo Angélico e Carina das Neves Ferreira.