13/08/2007
Vista Alegre do Alto participou pela primeira vez dos Jogos Regionais do Idoso (Jori). A 11ª edição foi realizada em Catanduva entre 7 e 11 de agosto. A cidade competiu apenas na modalidade de vôlei feminino. Apesar da derrota para Barretos (2 sets a 0), o assessor de Esportes, Flávio Alexandre Ferreira, considerou satisfatório o desempenho da equipe, uma vez que os treinamentos foram iniciados há pouco tempo. O principal objetivo do evento é estimular a prática de atividades esportivas e a socialização dos idosos.
“É a primeira vez que o time de vôlei feminino da terceira idade participa de uma competição do nível do Jori. As atletas estavam tensas e apreensivas, sem contar que o trabalho iniciou apenas há um ano”, explicou Flávio. Em sua opinião, a participação no Jori foi uma experiência que todos adoraram. “Deu para perceber nitidamente que as atletas ficaram encantadas com a beleza e a confraternização do evento. Elas ficaram felizes em participar”, destacou o assessor de Esportes.
Neste ano, o Jori integrou cerca de 1.900 idosos com mais de 60 anos de 55 municípios das regiões de Jales e Rio Preto. A competição é disputada em 11 modalidades (atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, truco e vôlei). A iniciativa do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo funciona em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo e apoio do município anfitrião.
A presidente do Fussesp, Monica Serra, participou da cerimônia de abertura realizada no Conjunto Esportivo “Anuar Pachá”, em Catanduva, no último 8. “Participo de todas as etapas para dar meu apoio para esses campeões. O esporte aproxima as pessoas e as famílias, aumenta o círculo de amizades, faz bem a saúde, esses atletas devem ser um exemplo para todos, pela determinação e força de vontade”, disse.
Monica Serra ressalta ainda que “a participação dos idosos no Jori faz com que eles se sintam renovados, não só na saúde física, mas também na vida social, já que participando dos jogos eles fazem novas amizades, programam passeios, exercitam a mente, o que também é muito importante”. De acordo com o regulamento, para participar da competição, o idoso deverá ter no mínimo 60 anos completos no ano dos jogos.