08/02/2019
Evento marcou o início das comemorações do centenário do município.
Foi realizada no último dia 26 de janeiro, a Folia de Reis de Vista Alegre do Alto. A festividade foi promovida pela prefeitura do município, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, com objetivo de manter a tradição, valorizando a cultura local e as raízes da história do município que, em 2019, comemora 100 anos de fundação.
Com a presença de um grande público, o tradicional evento ocorreu na praça central da cidade e teve a participação das Companhias de Santos Reis “Padre Marcos Pião” de Matão e “Vassourinha” de Viradouro para celebrar a viagem dos Três Reis Magos ao encontro do Menino Jesus logo após o nascimento. Outro atrativo da festa foi o show de Diego Fantini & Marquinhos.
A atividade, que abriu as comemorações do centenário do município, contou ainda com homenagem aos foliões de reis da cidade. São adeptos e simpatizantes da manifestação que ao longo dos anos manteram viva uma das mais tradicionais comemorações da cultura popular folclórica. A Folia de Reis celebra de maneira diferente o nascimento do menino Jesus e a visita dos três Reis Magos, reunindo devotos e voluntários.
A iniciativa da administração municipal repercutiu positivamente entre a comunidade e foi marcada por sentimentos como alegria, emoção, gratidão e reconhecimento.
O prefeito Luís Fiorani agradeceu a participação das companhias de folia de reis e destacou a importância do evento para preservar a tradição de grande valor cultural. A secretária Maria Rita Vieira Cunha também ressaltou o propósito de incentivar e valorizar a manifestação para suscitar nos jovens o gosto por essa devoção popular.
Tradição de Folia de Reis é mantida há mais de 50 anos em Vista Alegre.
A tradicional Folia de Reis - que começou na década de 60 em Vista Alegre do Alto, permanece viva na cidade graças ao trabalho de foliões, simpatizantes e o apoio da Prefeitura Municipal. O evento que acontece anualmente é classificado como manifestação católica, cultural e festiva.
A festa de Reis na cidade.
Há mais de meio século, a Folia de Reis faz parte da tradição do município de Vista Alegre do Alto. Começou na zona rural e em meados de 1960 passou a ser preparada na cidade por festeiros devotos ou para cumprimento de promessas. Posteriormente, foi abraçada pela prefeitura e hoje sua comemoração acontece na praça central em um sábado do mês de janeiro. Na década de 1960, a Companhia de Reis de Vista Alegre, já com o apoio da Prefeitura Municipal, foi a São Paulo receber o prêmio de melhor “Folia de Reis” do interior paulista naquele ano. Alguns dos foliões da época ainda estão participando das festas realizadas na cidade.
Autoridades presentes:
Além do prefeito Luís Fiorani e da secretária Maria Rita, estiveram presentes a primeira-dama Zizi Viltrini Fiorani, o vice-prefeito Arlindo Balsanelli, o presidente da Câmara Zé Ricardo Joanini e os vereadores Gilmar Cecato, Zé Reis e Zezé Calderani Yaekashi.
Foliões de reis e representantes são homenageados em Vista Alegre.
Veja quem foram os homenageados na Folia de Reis:
¨ Augusto Debiagi e Cacilda Debiagi (representando seu pai José Debiagi e toda família)
¨ Honorina Cardoso (representando a família Cardoso)
¨ Pedro Miranda e Valdemar Miranda (representando a família Miranda)
¨ Airton Gabriel
¨ Benedito Gabriel
¨ José Gabriel
¨ Aparecido Gabriel
¨ José Pereira de Oliveira
¨ Igor de Oliveira Brás
¨ Aracy Gonçalves Damaceno Ferreira (representando Santo Ferreira)
¨ Benedito Esteves (representando José Gerônimo)
¨ Benedito Silva
¨ Benedito dos Reis
¨ Neide Aparecida de Oliveira Corrêa (representando Francisco Antônio da Silva Corrêa)
¨ Pablo Gelio
¨ Hermínio Lira
¨ José Francisco Chaves (representando Alcides Chaves)
¨ Silmara Gabini (representando Jobes da Rocha)
¨ Rogério Ferreira (representando Zico Ferreira)
¨ Simone Truguilo Sanches (representando Herculano Sanches, o popular Canela)
¨ Osvaldo Bragadini
¨ Mailson Matiolli
Também foram entregues troféus à Companhia de Santos Reis “Padre Marco Pião”, de Matão, na ocasião representada por Nivaldo José Gomes e à Companhia de Santos Reis “Vassourinha”, de Viradouro, representada por Joaquim Baltazar Vilela.