13/12/2019
A Associação de Capoeira “Filhos do Mestre Canjiquinha” de Vista Alegre do Alto - que tem como representante na cidade o professor Marciel Rocha, conhecido nas rodas de capoeira pelo apelido de Shenlong - realizou o primeiro batizado de capoeira e troca de graduações. A cerimônia que aconteceu no ginásio de esportes, no último dia 23 de novembro, contou com a supervisão dos contramestres Marcelo de Jesus Moreira e Edilson da Silva (Pingo) que avaliaram as crianças e adolescentes.
O evento teve total apoio da Prefeitura de Vista Alegre do Alto, através da Secretaria de Educação, Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, que idealizou o projeto com o objetivo de atrair crianças, adolescentes e jovens para prática de capoeira. O professor Marciel explicou que a proposta é fazer das aulas de capoeira um instrumento de inclusão social, cultural e educativa. “Com essas atividades as crianças e adolescentes não vão ficar por aí, pelas ruas, pois terão algo bom para fazer”, completou o professor.
O prefeito Luís Fiorani, que participou da solenidade, parabenizou os integrantes do grupo e destacou a importância da capoeira, que além de uma pratica cultural é também esportiva, lazer e recreativa. “As aulas de capoeira levam muito mais que cultura aos alunos. Contribui na inclusão social e para tirar muitas crianças e adolescentes das ruas, do risco da violência. É uma iniciativa que precisa ser incentivada. Por isso somos parceiros deste projeto”, frisou Fiorani.
Também participaram do evento o vice-prefeito Arlindo Balsanelli e os vereadores Zé Reis e Gilmar Cecato. As aulas gratuitas acontecem no Centro Cultural, de segunda, quarta e sexta-feira, das 19h às 21h. As inscrições podem ser feitas no local. Na roda não há nenhuma distinção quanto ao sexo ou idade da pessoa que quiser participar e aprender.