21/10/2011
Profissionais de Saúde, além de autoridades municipais e membros do Conselho Tutelar, Vicentinos e Pastoral da Criança participaram da 4ª Conferência Municipal de Saúde,
Ela apresentou um balanço dos serviços. No ano passado, por exemplo, o investimento da administração municipal em saúde cresceu cerca de 24% em relação a 2009. Com base na prestação de contas de 2010, Vista Alegre aplicou mais de 27% em saúde, sendo que o preconizado pelos limites constitucionais é de 15%. Também houve significativo aumento nos gastos com medicamentos, passando de R$ 31,04 mil/mês em 2010 para R$ 35,34 mil neste ano.
Outro número astronômico é referente a quantidade de consultas médicas. A média mensal saltou de 6.850 em 2010 para 7.550, em 2011. Isso significa que os moradores do município passam pela unidade de saúde mais de uma vez por mês, considerando uma população de 6.889 habitantes, conforme o Censo do IBGE. O transporte de pacientes para Barretos, Bebedouro e Catanduva também foi destaque na prestação de contas, registrando um crescimento de 16,8%. Nos primeiros oito meses deste ano, o número de viagens já superou 2010, chegando a 7.550 contra 6.850 do ano passado.
O prefeito Antonio Fiorani, que também esteve prestigiando a abertura do evento, disse que Vista Alegre teve importantes avanços com relação a saúde pública, mas que o compromisso da administração municipal é garantir e fomentar um atendimento de qualidade a toda população local. Desde que assumiu pela terceira vez a chefia do Executivo, em 2005, Fiorani tem transformado o serviço de saúde no município. Os investimentos e ações executadas na área pelo governo municipal beneficiam um número cada vez maior de cidadãos.
Durante a conferência aconteceram palestras ministradas por especialistas na área da saúde como o doutor Evandro César do Prado (coordenador de Saúde Bucal), a fisioterapeuta Graziele Gélio e as enfermeiras Elaine Lanfredi Lopes Nunes e Valéria Fíngoli Bragadini. No final do evento foram escolhidos os novos membros do Conselho Municipal de Saúde para o próximo biênio. A secretária Camila Dalócio, em nome da administração municipal, agradeceu o apoio da diretora regional de Barretos, Rosimeire Aparecida Campanholi Felca.