Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre realiza Mostra Regional de Talentos e Festival Folclórico.

27/09/2012

Com o objetivo de enaltecer e enri­que­cer a cultura do município, valori­zan­do a criatividade, a diver­si­da­­de e a dinamização dos artistas locais e regio­nais, a cidade de Vista Alegre do Alto rea­li­zou nos dias 14, 15 e 16 de setem­bro, a 8ª Mostra Regional de Talentos e o 10º Festival Folclórico. O evento, ocor­rido em plena praça pública, con­­tou com apre­sentações de dança, mú­sica, capoeira e artes cê­nicas, entre outros trabalhos. Uma parte das atrações apresentadas são desenvolvidas pela Secre­ta­ria Mu­nicipal de Educação, Es­por­te, Cultura, Turismo e La­zer, através do Espaço Cultural que há oito anos ofe­rece melhores oportunidades para os mu­nícipes.

Os alunos das escolas “Irineu Julião” (municipal) e “Professor Salvador Goglia­no Júnior” (estadual) tam­bém realizaram inúmeras apresentações artísticas. O grupo de Capoeira Berimbau fez uma belíssima apre­­sentação, que chamou a atenção de diversas pes­­­­soas que cur­tiram o desempenho dos capoei­ris­tas.

A mostra ainda abriu suas portas para apre­sen­ta­ções do grupo folclórico de Olím­pia, à música ser­taneja raiz com Carlos Alberto & Renato Prata, de Fer­­­nando Prestes, e ao grupo teatral Dalapagarapa, de Sertãozinho, com a dupla de pa­lha­ços Salgadinho e Pistolinha que divertiu o público que compareceu em grande número ao evento. A “festa da cultura” foi realizada pela Prefeitura Municipal, Se­cretaria de Edu­cação, Esporte, Cultu­ra, Turismo e Lazer do mu­nicípio e a Agcip (Associação de Gestão Cultural do In­terior Paulista), com apoio da Secretaria de Estado da Cultura.

Segundo a secretária Maria Rita Viei­ra Cunha, o evento é um sonho que vem se tornando realidade e melhorando ano após ano. “Desde abril de 2005, há uma re­lação amigável e de parceria com os ges­to­res de cultura da região, da qual Vista Alegre par­ti­cipa ativamente”, afir­mou. Ela agradeceu a presença de toda comunidade, a ajuda dos diri­gentes das es­­colas, profes­sores, pais e alunos e fri­sou o apoio do prefeito Antonio Fiorani que não mede esforços para “valorizar a pluralidade cultural e nossa cultura raiz”.

Paralelamente, no coreto da praça central, acon­te­ceram as exposições itinerantes “Negro Interior” pro­­movendo o resgate histórico sobre sua par­ti­ci­pa­­­­ção na formação da base da cultura, e “Queima do Alho” destacando as contribuições do peão de boia­deiro que “marchou” pelos estradões paulistas na primeira metade do século passado.