25/11/2008
A Estratégia de Saúde da Família de Vista Alegre do Alto, em conjunto com o departamento de Prevenção da Fundação Pio XII, entidade mantenedora do Hospital de Câncer de Barretos, realizou campanha de prevenção de câncer de colo de útero, no último dia 12. Foram realizados 61 exames de papanicolaou, além das orientações dadas pela equipe. O exame preventivo é feito por meio da coleta de secreções do colo do útero com uma espátula e escovinha. O material é colocado numa lâmina de vidro, sendo examinado posteriormente ao microscópio.
Segundo a enfermeira Valéria Cristina Fíngoli Bragadini, o câncer de colo de útero é o câncer mais comum entre as mulheres e também o mais fácil de prevenção e cura, se descoberto precocemente. “Vale ressaltar alguns dos fatores de risco como a primeira relação sexual prematura, múltiplos parceiros, parceiro sexual de risco, tabagismo, infecção pelo vírus do HPV (papiloma virus), primeira gravidez precoce e número elevado de filhos”, destacou.
Seguindo a proposta da Estratégia de Saúde da Família, que se baseia na prevenção e promoção da saúde, para evitar o câncer de colo de útero a orientação é o uso de preservativos nas relações sexuais e a realização do exame anualmente, podendo ser realizado por profissionais treinados (no caso da unidade móvel da Fundação Pio XII são técnicas de enfermagem habilitadas) e na atenção básica pode ser realizado por enfermeiras, além do profissional médico. No entanto, caso haja alguma anormalidade, somente o médico poderá tomar as medidas necessárias para o tratamento.
Como ninguém realiza bons trabalhos sozinho, a equipe de saúde da família contou com o apoio da secretária municipal de Saúde, Camila Dalócio, e da nutricionista Maria Fernanda Cortezze Cardoso, que sempre demonstram interesse em ajudar para o êxito das ações da equipe.