29/07/2019
Vista Alegre do Alto foi qualificada para a certificação do ciclo 2019 do Programa Município Verde Azul que premia os melhores programas de gestão ambiental do Estado de São Paulo. O Certificado de Qualificação foi entregue ao prefeito Luís Fiorani em cerimônia realizada no último dia 11 de julho, em Bauru. Também estiveram presentes no evento o secretário municipal Felipe Fiorani e a coordenadora de Meio Ambiente, Daiane Barros.
O objetivo do Programa Município Verde Azul é estimular a elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. Ao todo, 638 municípios do Estado estão atualmente inscritos no Programa, mas apenas 164 conseguiram o certificado de qualificação nessa primeira avaliação.
No final do ano, uma nova certificação será realizada e para garantir o selo definitivo, Vista Alegre precisará somar 80 pontos nas 10 diretivas avaliadas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
O prefeito Fiorani comemorou o resultado. “Conquistamos a qualificação para a certificação e isso é motivo de muita alegria, sinônimo de um trabalho intenso e em conjunto”, afirmou. Ele ainda destacou que as ações relacionadas ao programa Município Verde Azul são permanentemente desenvolvidas na cidade.
“Durante todo ano a administração municipal investe em programas e projetos na área de gestão ambiental e quem ganha com isso é o meio ambiente e a nossa qualidade de vida”, frisou a coordenadora Daiane Barros, lembrando, em seguida, que há uma união de esforços para manter a cidade dentro das diretrizes do programa.
A certificação é organizada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Esta é a primeira fase de pré-certificação dos municípios paulistas que pleiteiam o selo do Programa Município Verde Azul - ciclo 2019.