29/04/2019
Vista Alegre do Alto ganhou no mês de março o “Selo Amigo do Idoso”, conquistado pelas ações positivas realizadas pela administração municipal junto à população da ‘melhor idade’. Esta é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, por meio do Programa SP Amigo do Idoso, que tem como objetivo incentivar os municípios no desenvolvimento de ações que promovam a qualidade de vida dos idosos, premiando com uma certificação os que cumprirem progressivamente as etapas.
Para conquistar o selo o município precisa cumprir metas, tais como implantar Conselho Municipal do Idoso, desenvolver ações de promoção de saúde e prevenção de quedas para idosos, atualizar o cadastro de idosos no CadÚnico, criar o Fundo Municipal do Idoso, entre outros critérios. O selo divide-se em três: o selo inicial, que Vista Alegre recebeu; o selo intermediário e o pleno. Até o momento, 641 municípios já assinaram o termo de adesão ao programa, comprometendo-se a realizar as ações previstas para obterem os selos.
Na região de Barretos, apenas cinco municípios tiveram os selos iniciais aprovados. “Estamos felizes em receber este Selo. Ele demonstra que o governo estadual reconhece o nosso trabalho voltado às pessoas idosas”, disse o prefeito Luís Fiorani.
Ele e a primeira-dama Zizi Viltrini Fiorani receberam a gestora municipal de Assistência Social, Rita Helena Lopes Rozani, e a equipe do Cras, representada pela coordenadora Patrícia Bizari Dias Pereira e a assistente social e interlocutora do Programa São Paulo Amigo do Idoso, Simone Zermiani, para apresentar a certificação.
O próximo passo é cumprir as ações obrigatórias para a obtenção do Selo Intermediário e por último o Selo Pleno.