18/06/2007
Quase 100% das crianças entre zero e cinco anos foram imunizadas no município.
O município de Vista Alegre do Alto superou a meta de vacinação contra a paralisia infantil. Ao todo, 468 crianças de zero a cinco anos foram imunizadas no sábado (16 de junho), o que representa quase 100% da população desta faixa etária. A meta do município (estipulada pelo Ministério da Saúde) era vacinar 95% das crianças.
A vacina contra a poliomielite serve para prevenir contra a paralisia infantil, que no Brasil está erradicada, mas como a doença ainda é freqüente em outros países, a vacina continua sendo aplicada em um trabalho de prevenção. O último caso registrado no Estado, por exemplo, aconteceu em 1988.
A segunda fase da campanha de vacinação contra a paralisia infantil será realizada em agosto. As crianças precisam comparecer às duas fases. A vacina contra a pólio é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.
Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Elaine Lanfredi Lopes Nunes, é extremamente importante levar as crianças ao posto de vacinação na segunda etapa, mesmo aquelas que já tenham tomado a vacina na primeira fase da campanha, realizada em 16 de junho.