13/06/2020
Em mais um esforço na luta contra a pandemia de coronavírus, a prefeitura de Vista Alegre do Alto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, instalou no dia 30 de abril o Pronto Atendimento de Sintomas Gripais, localizado no mesmo prédio do Pronto Socorro (antigo hospital municipal), para atender exclusivamente os pacientes que apresentem problemas respiratórios ou outros sintomas que se enquadrem na suspeita de Covid-19. O objetivo é diminuir a sobrecarga das unidades de saúde, identificando os pacientes com síndromes respiratórias e separando-os dos demais casos de urgência e emergência, que continuam sendo realizados no Pronto Socorro. A iniciativa também minimiza a exposição dos profissionais de saúde que se enquadram no grupo de risco, uma vez que a escala para o setor foi diferenciada.
Segundo a secretária de Saúde do município, Camila Dalócio, a unidade é um lugar específico para os pacientes considerados suspeitos. “O Pronto Atendimento tem a função de prestar o primeiro atendimento ao paciente que, após a triagem, passa por consulta e recebe orientação sobre qual procedimento seguir”, explicou. Ela informou ainda que os exames são realizados de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde.
Cada situação é analisada individualmente. Nos casos mais graves, o paciente é encaminhado para internação. Nos demais, o profissional poderá solicitar o retorno para casa para tratamento domiciliar e quarentena, sendo acompanhado pela enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica, Ana Carolina Lerri Antônio.
A prefeitura também contratou médico exclusivo para a unidade do Pronto Atendimento e já solicitou profissionais de enfermagem que irão reforçar e ampliar a equipe de saúde na linha de frente do enfrentamento à pandemia do novo coronavírus na cidade.