24/07/2012
A administração municipal de Vista Alegre do Alto, chefiada pelo prefeito Antonio Fiorani, vai implantar mais um projeto de geração de trabalho e renda para a comunidade. No último dia 3 de julho, a presidente do Fundo Social, Zizi Fiorani, participou da cerimônia de assinatura de convênio do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp) relacionado ao programa Escola de Moda. O objetivo é capacitar pessoas para trabalhar com corte e costura.
Com o convênio, a prefeitura receberá um kit contendo equipamentos e tecidos. “São quatro máquinas de costura industrial [três retas e uma overlock], 300 metros de tecidos e uma nova modelagem de calças, vestidos e blusas”, conta Zizi. Segundo a presidente do fundo municipal, a finalidade é qualificar pessoas visando proporcionar condições de geração de renda, além de estimular a socialização e inserção no mercado de trabalho.
Vista Alegre do Alto já possui curso de corte e costura com máquinas adquiridas com recursos próprios do município e utilizando repasses do governo. O prefeito Antonio Fiorani se orgulha do programa e não se cansa de dizer que é fruto de uma semente plantada há 26 anos. Ele se refere ao início do projeto em 1984, na sua segunda gestão como prefeito da cidade. Desde a reativação do curso, no ano de 2008, foram formadas cerca de 300 costureiras.
Zizi, Maria Rita, Miriam Stelutti e Valéria Verona estiveram, no mês de maio, na inauguração do Polo Regional de Escola da Moda, em Pindorama, que teve a função de capacitar costureiras das cidades da região. Duas professoras participaram da capacitação e agora vão repassar os conhecimentos para os vista-alegrenses. A secretária municipal de Educação, Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Maria Rita Vieira Cunha, destacou o comprometimento do prefeito para ampliar as chances da população na busca por uma profissão e uma vaga no mercado de trabalho.